Substituição do RioCard pelo Jaé foi adiada novamente
Em coletiva de imprensa, o prefeito Eduardo Paes anunciou que o novo sistema de bilhetagem eletrônica de transporte público no município do Rio de Janeiro, o Jaé, que tinha previsão de substituição completa do sistema do RioCard prevista para 01º de fevereiro, teve novo adiamento devido a complexidade na transição. Saiba mais.
Aline Bemvindo
1/9/2025


A Prefeitura do Município do Rio de Janeiro lançou em julho de 2023 o novo sistema de bilhetagem eletrônica do transporte público no município do Rio de Janeiro, com o objetivo de aumentar a transparência de todo o sistema municipal de transporte e facilitar o controle do número de passageiros e arrecadação.
Com o intuito de substituir totalmente o RioCard pelo Jaé, tornando-o o novo sistema de bilhetagem exclusivo nos modais do município, a promessa inicialmente era de transição total ainda no ano de 2024.
Devido às dificuldades encontradas no decorrer da implementação, o prazo inicial foi adiado para 01º de fevereiro de 2025, o que impossibilitaria o uso dos cartões RioCard nos transportes modais do município a partir desta data.
Devido a complexidade da transição, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou em coletiva de imprensa na tarde de 08/01 novo prazo para a obrigatoriedade do uso do Jaé no município, passando a data limite para a completa transição o dia 01º de julho de 2025.
A nova operação no sistema de transportes vem apresentando dificuldades para empregadores e empregados, trazendo incertezas aos beneficiários, que temem prejuízo.
Um grande impasse é a integração com os transportes públicos que estão sob gestão do estado. Para integração, o Jaé está habilitado apenas com o Bilhete Único Carioca (BUC) mas governo e prefeitura ainda não encontraram uma solução para a manutenção do benefício do Bilhete Único Intermunicipal (BUI), cuja integração foi garantida mas, ainda estão em tratativa com a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR).